Ir para o conteúdo

TIC Domicílios - 2009

Indivíduos



H7 - motivos para não comprar pela internet




Veja os resultados da Área Urbana
H7 - MOTIVOS PARA NÃO COMPRAR PELA INTERNET
Percentual sobre o total de internautas que nunca adquiriram produtos e serviços via Internet 1
Percentual (%) Não tem necessidade/ interesse Prefere comprar pessoalmente, gosta de ver o produto Falta de habilidade com a Internet Força do hábito, costuma comprar nos mesmos estabelecimentos Mais caro do que a forma tradicional de compra Problemas para receber em casa/ demora Mercadorias e serviços procurados não estão disponíveis na Internet Preocupação em fornecer informações pela Internet Não tem como efetuar o pagamento via Internet Não confia no produto que irá receber Não tem como fazer reclamações/ devoluções Não conseguiu completar a compra Outros Não respondeu
TOTAL BRASIL 39 56 8 10 5 4 1 26 6 22 5 1 2 -
ÁREA URBANA 39 56 7 10 5 4 1 26 6 22 5 1 2 -
RURAL 38 55 10 11 4 3 1 22 8 18 3 - 3 -
REGIÕES DO PAÍS SUDESTE 34 60 8 12 3 3 1 26 5 20 4 1 2 -
NORDESTE 52 51 7 10 5 4 1 23 8 26 6 1 1 -
SUL 34 54 7 8 7 3 1 32 5 23 3 2 3 -
NORTE 39 58 9 6 7 8 2 23 6 19 5 3 3 -
CENTRO-OESTE 43 53 7 7 5 4 1 22 6 17 5 2 3 -
SEXO Masculino 39 52 8 10 5 4 1 26 6 21 4 1 2 -
Feminino 40 59 8 10 4 3 1 26 5 22 5 1 2 -
GRAU DE INSTRUÇÃO Analfabeto/Educação infantil 52 45 15 6 5 3 1 14 7 11 2 1 5 -
Fundamental 45 50 10 8 5 2 1 18 7 20 4 1 3 -
Médio 35 60 6 11 5 4 1 30 6 26 5 1 1 -
Superior 34 62 4 14 5 5 1 36 3 22 5 1 1 -
FAIXA ETÁRIA De 10 a 15 anos 55 43 9 6 4 2 1 13 7 16 3 1 5 -
De 16 a 24 anos 37 59 7 10 5 5 1 26 7 25 5 2 1 -
De 25 a 34 anos 32 60 6 12 5 4 1 33 5 24 5 1 2 -
De 35 a 44 anos 31 64 7 12 4 4 1 30 3 22 4 - 1 -
De 45 anos ou mais 33 57 12 15 4 1 1 36 2 19 4 1 1 -
RENDA FAMILIAR Até R$465 50 47 12 8 5 3 - 19 10 22 4 1 2 -
R$466-R$930 44 56 10 10 6 3 1 23 7 20 5 1 2 -
R$931-R$1395 37 58 7 11 5 4 1 26 4 24 3 2 2 -
R$1396-R$2325 34 58 7 11 3 4 1 28 4 21 5 1 2 -
R$2326-R$4650 29 58 3 12 3 5 1 38 3 24 6 1 3 -
R$4651 ou mais 31 50 2 9 2 3 3 39 2 28 3 1 - -
CLASSE SOCIAL 3 AB 33 59 4 11 4 4 1 33 3 24 4 1 2 -
C 39 57 8 11 5 3 1 25 6 22 5 1 2 -
DE 52 47 13 7 5 3 1 17 10 17 3 1 2 -
SITUAÇÃO DE EMPREGO Trabalhador 35 60 7 12 5 4 1 31 5 23 5 1 1 -
Desempregado 33 67 7 8 5 4 - 24 11 25 3 1 1 -
Não integra a população ativa 2 48 49 8 8 4 3 1 18 7 19 4 1 4 -
  • 1 Base: 7.291 entrevistados que usaram a Internet mas não realizaram compras pela rede. Respostas múltiplas.
  • 2 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
  • 3 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
  • Veja a tabela de erros estatísticos aproximados para cada variável este indicador.
  • Fonte: NIC.br - set/nov 2009